Política

“Políticos e mandatos passam e o jornalismo permanece”, afirma editor do BNews em premiações na Câmara e AL-BA

CMS
Victor Pinto, editor do BNews, recebeu o Troféu Jânio Lopo na Câmara e também na Assembleia Legislativa da Bahia  |   Bnews - Divulgação CMS

Publicado em 15/12/2021, às 08h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O editor de Política do BNews e um dos âncoras da rádio Piatã FM no BNews Agora, Victor Pinto, destacou o importante papel da imprensa para a democracia durante as entregas dos prêmios Jânio Lopo de Jornalismo na Câmara de Salvador e do troféu Wilson Menezes de rádio na Assembleia Legislativa da Bahia.

“Seguiremos firmes, porque mandatos e políticos passam, mas a instituição do jornalismo permanece, juntamente com a democracia”, disse ao lembrar do ano difícil passado por todos pela pandemia e os ataques sofridos pela imprensa.

A entrega de ambos os prêmios, pelas mãos dos seus pais, aconteceu na manhã e tarde desta terça-feira (14), respectivamente. 

Também nos dois discursos, o jornalista fez questão de agradecer aos irmãos e diretores do Grupo A4, Guto Alves e Zé Eduardo, pela confiança no trabalho depositado ao longo dos anos e relembrou colegas que fizeram história no site. Agradeceu também a família Ferreira da rádio Piatã FM, emissora que tem parceria com o BNews.

No portal de notícias, Victor está na equipe desde 2015 e na Piatã FM desde janeiro deste ano.

Victor Pinto é natural de Conceição do Coité. Formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), também é especialista em gestão de empresas de radiodifusão e estuda Direito na Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Atualmente também participa da programação da Rádio Excelsior da Bahia e é colunista da Tribuna da Bahia.

CÂMARA - A sessão solene de entrega do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2021, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso aconteceu pela manhã. Nesta edição foram homenageados, além do editor do BNews, Andréa Silva (TV Bahia), Mário Kertész (Rádio Metrópole), Henrique Brinco (Tribuna da Bahia), que também é repórter do BNews, e Ramon Margiolle (Site Informe Baiano).

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), e conduzida pelo vereador Téo Senna (PSDB), autor do projeto que, em 2010, instituiu o Prêmio Jânio Lopo – nos anos 90, havia na Câmara o Prêmio Vladimir Herzog. 

“Louvável essa iniciativa do vereador Téo Senna de prestigiar a imprensa anualmente através do Prêmio Jânio Lopo. Nossa gestão é totalmente transparente e a imprensa tem um papel muito importante como mais um dos elos entre o Legislativo de Salvador e a população da capital baiana. Também é importante fazer uma deferência a Jânio Lopo, um jornalista que deixou sua marca indelével na história do jornalismo baiano”, disse Geraldo Júnior.

Téo Senna afirmou que sempre admirou o trabalho de articulista que Jânio fazia em Salvador e em todo o estado. E ressaltou: “Com esse prêmio, reconhecemos os profissionais que fazem a cobertura dos trabalhos da Câmara Municipal, ao tempo em que eternizamos de maneira simbólica a memória do grande jornalista Jânio Lopo”. O vereador explicou que primeiro é realizado um levantamento dos profissionais dos veículos de comunicação. Depois, os vereadores votam e escolhem os jornalistas que são contemplados.

ALBA - O evento da Assembleia foi durante a tarde. Aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus Destaque Parlamentar e Imprensa de 2021. As votações, secretas, ocorreram no dia 1º, quando os jornalistas setoristas credenciados junto ao Comitê Edson Alves de Imprensa elegeram os deputados Adolfo Menezes (PSD), Sandro Régis (DEM), Alex da Piatã (PSD), Alan Sanches (DEM) e Capitão Alden (PSL) como os de melhor atuação no Legislativo desse ano.

Editores do BNews, Victor Pinto e Tamirys Machado

(Editores do BNews, Victor Pinto e Tamirys Machado)

Os parlamentares votaram no dia 7, através de um programa especialmente desenvolvido, pois a sessão plenária foi mista, presencial e virtual. Foram escolhidos como responsáveis pelas melhores coberturas das atividades da Assembleia o colunista de A Tarde Levi Vasconcelos, Tamirys Machado, do portal BNews, e Victor Pinto, da rádio Piatã FM. Eles receberam, respectivamente, os troféus Quintino de Carvalho, para a mídia impressa, Armando Lobracci Neto, para a mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais) e Wilson Menezes, para os profissionais de rádio e televisão. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp