Política

"Estamos fazendo um restauro", diz presidente da FMLF sobre o Elevador Lacerda

FOTO: DINALDO SILVA / BNEWS
A Prefeitura de Salvador iniciou as obras de reestruturação do Elevador Lacerda na manhã desta quarta (13)  |   Bnews - Divulgação FOTO: DINALDO SILVA / BNEWS

Publicado em 13/12/2023, às 12h57   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador iniciou as obras de requalificação de um grande ponto turístico da capital baiana, o Elevador Lacerda. As ações começaram na manhã desta quarta-feira (13), quando o prefeito Bruno Reis (União Brasil) assinou a ordem de serviço.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Em conversa com o BNews, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Tânia Maria Scofield, disse que a prefeitura está buscando a originalidade do elevador. "O que nós estamos fazendo hoje é um restauro do elevador. Ou seja, não é uma grande obra, uma grande mudança. A gente está recuperando aquelas características originais do elevador. A gente está falando de 1930, o elevador é de 1873, mas a gente recupera a arquitetura da ampliação de 1930", afirmou.

A presidente ainda explicou sobre o que de fato será mudado no elevador, que é um dos cartões postais da capital baiana. "Primeiro, a gente recupera essas duas varandas aqui onde está hoje a cubana. Essa área era aberta, é como eles chamavam na época de varandas, que tem uma ligação com o passadiço. E a gente traz a cubana aqui para a área central. Essa é a grande mudança, é trazer a fachada original aqui da Praça Municipal do Elevador Lacerda", disse.

"A gente retira esse sistema de ar-condicionado ali e traz de volta a arquitetura do túnel. O revestimento também, a gente traz o revestimento não original, mas usando materiais contemporâneos, mas aqui são revestimentos que. Que assemelham a cor e ao material daquele que foi utilizado em 1930. E com isso a gente traz as cores claras, que eram as cores do elevador na época", complementa a presidente.

Tania salientou a importância da recuperação do elevador e acredita que é essencial manter um grande marco que pertence à Salvador. "Eu acho que a grande mudança, a importância dessa recuperação hoje é primeiro a gente manter um dos, para mim, o maior marco que a gente tem, o maior símbolo que a gente tem da cidade de Salvador. E é um patrimônio tombado porque é um exemplar da arquitetura moderna que eu como arquiteto vejo como lindíssimo, e é o marco dessa cidade", enalteceu a mandatária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp