Política

Fato & Opinião: Pastor Sargento Isidório diz que Reforma Tributária é “alívio aos pobres”; assista

Reprodução / BNews TV
Pastor Sargento Isidório diz que críticos da Reforma Tributária divulgam fake news: “Conversa fiada”  |   Bnews - Divulgação Reprodução / BNews TV

Publicado em 06/07/2023, às 17h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) defendeu, durante o programa Fato & Opinião desta quinta-feira (6), a proposta de Reforma Tributária apresentada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, caso aprovado, o projeto pode ser um alívio para os pobres.


Isidório citou o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é adotado em vários países do mundo, e que está presente na proposta governista dividido em dois: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS e o ISS; e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), previsto para ocupar o lugar de PIS, Cofins e IPI.


Na avaliação de tributaristas, a transformação de cinco tributos em apenas dois simplifica o processo de cobrança, evita o acúmulo de tributações e pode baratear o custo de produção no país, tornando mais barato também os preços de bens e serviços.


“Nós queremos, assim como os 163 países do mundo inteiro que já são tributados pelo IVA, que o Brasil também seja incluído nesses benefícios. Eu não vou atrás de fake news, de conversa fiada, dizendo que vai subir alimento [de preço]. Quem conhece o presidente Lula sabe muito bem que ele jamais faria uma coisa dessas com o povo brasileiro”, disse Isidório, em entrevista à repórter Daniela Pereira, do Bnews.


O parlamentar baiano definiu a Reforma Tributária em tramitação na Câmara dos Deputados como um projeto de estado, não devendo ser vinculado a questões partidárias.


“Essa Reforma Tributária orientada pelo presidente Lula não tem partido, não é de governo. É uma Reforma Tributária de estado. Ela, pelo contrário, torna lei a alíquota zero para alimentos. Zerar os impostos da cesta básica no Brasil será lei. O que essa reforma faz é ajudar os que têm menos, aliviar os pobres, responsabilizando os danos de jatinho, de iates, de escuna, aqueles poderosos, os donos de fortunas que estão sem ser taxados o tempo todo”, defendeu o deputado federal baiano, durante o Fato & Opinião.


Durante a entrevista, Isidório carregava duas placas, dizendo “Quem tem, põe. Quem não tem, terá benefícios. Reforma Tributária já!” e “Alívio para os pobres. Responsabilidade para os ricos. Reforma Tributária já!”.


“A Reforma Tributária não prejudica ninguém. Ela faz o equilíbrio social, faz a igualdade social, permitindo a quem tem continuar tendo e a quem não tem, ter também. Essa é a reforma que nós queremos”, concluiu o parlamentar.


Além das declarações de Isidório, o Fato & Opinião desta quinta — com as participações do editor Henrique Brinco e dos repórteres Daniela Pereira, Eduardo Dias e Lula Bonfim — discutiu a Reforma da Previdência, as articulações no Congresso Nacional, o posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e falas de deputados federais entrevistados em Brasília. Confira o programa completo abaixo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp