Política

Governo da Bahia recebe recursos da Lei Paulo Gustavo; saiba quanto

Divulgação
Além da quantia recebida foram lançados editais para garantir o investimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 22/09/2023, às 11h17


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia recebeu  R$ 150 milhões vindo da Lei Paulo Gustavo. O repasse foi publicado na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Além do recebimento dos recursos, foram lançados editais para garantir o investimento. Entre as áreas contempladas estão produção audiovisual; formação, pesquisa e memória audiovisual; exibição cinematográfica; Cinematecas. A iniciativa contempla pessoas com deficiência, negras, indígenas e quilombolas. As inscrições começam já na próxima terça-feira (26) e vão até o dia 25 de outubro deste ano. 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) utilizou as suas redes sociais para comemorar o repasse para a cultura. Em um vídeo ao lado do secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro, o Jerônimo destacou a parceria entre os governos federal e estadual para alavancar a cultura em todo o Brasil, lembrando do evento de lançamento da Lei, em um evento na Concha Acústica, Salvador.

"Nós estamos hoje com uma notícia daquelas grandiosas. Atenção muito forte para a cultura do Brasil e da Bahia. A Paulo Gustavo Bahia vai ser lançada com um conjunto de editais", disse Jerônimo. 

Já o secretário Bruno Monteiro garantiu que o valor do repasse vai se destacar pela pluralidade, que devem atender pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas e quilombolas. Além disso, ele destacou que os investimentos na cultura podem contribuir para a melhoria dos números na segurança pública.

"Momento muito especial, são R$150 milhões de investimento em toda a cultura, no audiovisual e em todas as demais linguagens contemplando todos os territórios de identidade, contemplando pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas, quilombolas, apresentações em escolas públicas e nos espaços de cultura. Enfim, é uma grande diversidade cultural e os editais estão sendo colocados à disposição já hoje [sexta].Então todo mundo vai poder acessar o seu conteúdo”, disse o secretário.

"Cadastrem os seus projetos, acessem esses recursos. É o que nós queremos, esse dinheiro chegando na ponta com inclusão que cultura traz, com emprego e renda que ela gera, toda essa cadeira que movimenta e também com uma política de enfrentamento aos problemas de segurança. Afinal de contas, quando a gente fala de cultura, a gente tá falando de transformação de vidas”, acrescentou.

Para obter mais detalhes sobre os editais contemplados por este recurso da Lei Paulo Gustavo, basta consultar o site da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp