Política

Governo Lula: Mais um baiano deve assumir ministério; saiba quem

Foto: Ricardo Stuckert
Deputado federal baiano pode ser o terceiro nome do Estado a assumir ministério  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 21/12/2022, às 11h32   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Lá vai a Bahia. O Estado responsável por quase 10% do total de votos do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na peleja eleitoral travada no último mês de outubro, com mais de 6 milhões de votos, deve mandar mais um Ministro para o futuro governo.

Até o momento, são dois nomes da Bahia confirmados na Esplanada dos Ministérios: Margareth Menezes, cantora, que assumirá o recriado Ministério da Cultura; e o governador Rui Costa (PT), que termina seu mandato no Estado no próximo dia 31 de dezembro e vai direto para Brasília chefiar a Casa Civil.

O novo nome é apontado como praticamente certo a assumir o Ministério da Agricultura Familiar e Alimentação Saudável - Ministério prometido a Lula para o MST, movimento social ao qual ele é ligado intimamente.

Quem deve assumir é deputado federal Valmir Assunção (PT), reeleito para a Câmara e que foi Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia no primeiro mandato de Jaques Wagner (PT) como governador. O anúncio será feito até o final da semana, de acordo com fontes escutadas pelo BNews.

Esposa de Valmir, Fabya Reis foi oficializada como secretária do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na última segunda-feira (19). Ela fica com a nova Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social.

Caso a indicação de Valmir se confirme, ele abrirá espaço para a segunda suplente do PT assumir a cadeira na Câmara dos Deputados: Elisangela. Um outro suplente do PT já assumiu vaga no Congresso por conta de uma indicação de secretariado. Como Afonso Florence (PT) aceitou a Casa Civil de Jerônimo, Josias pega a vaga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp