Política

Grupo Gay da Bahia coloca pressão e ocupa frente da Câmara; veja fotos

Divulgação
Ativistas do Grupo Gay da Bahia pediram aprovação do Plano Municipal de Cultura  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/12/2021, às 18h06   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Ativistas do Grupo Gay da Bahia (GGB) ocuparam a frente da Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (13), para cobrar a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O texto vem causando polêmica com a bancada evangélica por conta da inclusão do termo "cultura LGBT".

Leia também:

Munidos de faixas, bandeiras do arco-íris e cartazes, os militantes cobraram dos vereadores mais celeridade para a tramitação da matéria. O texto deveria ser votado na sessão ordinária desta segunda, mas a apreciação em Plenário foi adiada para a manhã da próxima quarta-feira (15).

Grupo Gay da Bahia protesta em frente a Câmara de Salvador
Grupo Gay da Bahia protesta em frente a Câmara de Salvador. (Foto: Divulgação)

O ativista Luiz Mott, fundador do GGB, esteve no local com o tradicional cartaz cor de rosa com a mensagem "Estamos aqui". Também foram realizados discursos e performances de drag queens.

Leia também:

A vereadora Laina (PSOL), que é lésbica e uma das principais defensoras da matéria, afirma que o grupo não vai recuar e promete um novo protesto na quarta. "Estamos chamando para um novo ato na quarta, tentando chamar mais pessoas", ressaltou ao BNews.

Vereadora Laina participou do ato
Vereadora Laina participou do ato. (Foto: Divulgação)

A matéria está tramitando na Casa há alguns meses, mas ainda não havia entrado em plenário por conta da falta de acordo dos edis conservadores. Se aprovado, o PMC terá validade de dez anos em Salvador, com metas a serem implementadas a partir de janeiro de 2022. O assunto tem repercutido nacionalmente e tem o apoio, inclusive, da apresentadora Xuxa Meneghel.

Leia também:

O texto seria votado nesta segunda-feira (13), mas teve a votação adiada para a próxima quarta (15) por decisão do presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB). Segundo o edil, foram apresentadas novas emendas ao texto original.

Manifestantes levaram faixas e cartazes.
Manifestantes levaram faixas e cartazes. (Foto: Divulgação)

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp