Política

Jerônimo mobiliza governo para resolver investigação sobre assassinato de Mãe Bernadete

Fernando Vivas / GOVBA
Governador teve reuniões com secretários e com representantes das polícias neste sábado para resolver caso  |   Bnews - Divulgação Fernando Vivas / GOVBA

Publicado em 19/08/2023, às 19h06 - Atualizado às 19h09   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou reuniões, na tarde deste sábado (19), com secretários estaduais e lideranças de órgãos envolvidos na investigação do assassinato de Bernadete Pacífico, líder do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Mais conhecida como Mãe Bernadete, ela foi morta a tiros na noite de quinta-feira (17) no território que sempre defendeu.


Nas reuniões, Jerônimo buscou alinhar a forma de trabalho entre as polícias Militar e Civil, reforçando o empenho que os órgãos devem ter na apuração da autoria e da motivação do crime.


Estiveram com o governador na tarde deste sábado os secretários estaduais da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; da Comunicação, André Curvello; da Segurança Pública, Marcelo Werner; da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Angela Guimarães; de Políticas para as Mulheres, Fabya Reis; além do chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola; da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.


Antes, Jerônimo já havia se reunido com a cúpula da Polícia Civil para alinhar estratégias sobre a apuração da morte de mãe Bernadete. No encontro com a delegada-geral Heloísa Brito; a delegada-geral adjunta Elaine Nogueira; e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), a perita criminal Ana Cecília Bandeira; entre outros, foram avaliadas as providências adotadas desde o início do fato, além dos próximos passos das apurações.


A Polícia Civil instalou um grupo de trabalho multidisciplinar composto por Departamentos e Coordenações especializados para a apuração do caso. Ações investigativas em campo e de inteligência policial são realizadas com a utilização de recursos tecnológicos.


“A Polícia Civil está empregando todos os recursos necessários para a identificação e responsabilização dos autores”, afirmou Heloísa Brito. 


Durante a manhã, Jerônimo esteve em Simões Filho, para prestar solidariedade à família de Mãe Bernadete, que foi secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho e atualmente era coordenadora Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).


As investigações estão em curso e envolvem agentes de departamentos como de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), e da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF). A população também pode colaborar ligando para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Basta ligar para o 181 e não precisa se identificar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp