Política

Kleber Rosa dispara sobre morte de Mãe Bernadete: "É um crime contra nós enquanto povo"

Pedro Moraes / BNews
Manifestação do socialista aconteceu durante o velório da líder comunitária  |   Bnews - Divulgação Pedro Moraes / BNews
Pedro Moraes e Tácio Caldas

por Pedro Moraes e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/08/2023, às 14h25


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-candidato a governador da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), esteve presente no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador, para acompanhar o enterro de Mãe Bernadete. Durante a cerimônia, ao conversar com o BNews, o socialista disparou: "É um crime contra nós enquanto povo".

Na ocasião, Kleber estava lamentando a morte da líder quilombola e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial, da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Primeiro lamentar o fato de ser uma sequência de violência que a gente tem sofrido ao longo desses últimos anos, mas falando especificamente da mãe Bernadete, esse fato tem uma gravidade muito séria porque mãe Bernadete era uma pessoa que expressava muitas institucionalidades. Uma sacerdotisa, uma guardiã da fé do nosso povo, uma liderança comunitária, uma liderança reconhecida nacionalmente", iniciou o político.

Kleber ainda completou afirmando que "esse crime contra ela [Bernadete], é um crime contra tudo que nós expressamos enquanto povo. É um crime contra nós enquanto povo. Ele precisa ser elucidado, precisa ter consequências, e precisamos fazer com que isso pare", destacou o ex-candidato a governador.

O socialista afirmou ainda que é preciso de forma mais séria e não como uma 'disputa política'. "Não tem mais como tratar o problema da segurança pública. No Brasil, na Bahia, como algo a ser disputado, atacando, defendendo é necessário mudar de verdade, é necessário ter coragem, ter ação governamental de fato pra discutir de forma séria a segurança pública. Porque a gente não aguenta mais tá chorando os nossos mortos", finalizou Rosa.

Kleber Rosa não foi o único político a se posicionar sobre a morte de Mãe Bernadete. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros Silvio Almeida e Anielle Franco, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), também se manifestaram.

Além deles, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o presidente da Fundação Palmares, João Jorge, estiveram no enterro da líder quilombola e lamentaram o assassinato da ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial, da cidade de Simões Filho, na RMS.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp