Política

Jerônimo Rodrigues entrega primeira policlínica da sua gestão em cidade na RMS; confira

Joá Souza/GOVBA
Com mais esta, Governo do Estado atingiu a 25ª Policlínica entregue desde o governo Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/GOVBA

Publicado em 22/03/2023, às 20h51   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), entregou nesta quarta-feira (22) a primeira Policlínica Regional de Saúde sobre a sua gestão. Com mais esta, a administração estadual ao 25º espaço do gênero entregue desde o governo Rui Costa.

O equipamento, instalado na cidade de São Francisco do Conde, vai atender, além do município, outros quatro localizados no entorno: Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara, contemplando uma população de 267 mil habitantes.

O investimento total de R$ 14,9 milhões, entre obras, equipamentos e veículos para transporte dos pacientes, a unidade oferece serviços ambulatoriais, com 11 especialidades médicas e exames de alta complexidade.

“As entregas das policlínicas são uma estratégia muito importante, além da construção e reforma de hospitais estaduais, como fizemos em Feira de Santana, nesta semana”. Ele pontuou ainda a entrega de dois novos hospitais, o de Itaberaba e o Ortopédico, em Salvador, que serão entregues em breve.

Com operação partilhada entre o Governo do Estado e os municípios que compõem o Consórcio Público Interfederativo, as Policlínicas Regionais só atendem pacientes encaminhados pelas unidades de atenção primária dos municípios.

“Neste caso, são seis municípios credenciados e consorciados, e eles fazem encaminhamento via secretarias municipais de saúde. Lá tem uma fila única aguardando o procedimento e consultas ambulatoriais e eles programam o encaminhamento a partir da agenda disponibilizada pelo consórcio. A partir disso, os municípios, com a disponibilização dos micro-ônibus e das vans, trazem os pacientes para o cumprimento dessas agendas", afirmou a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp