Política

Justiça americana arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos, diz senador Jorge Seif

Reprodução/Redes Sociais
Allan dos Santos é investigado pelo STF nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 07/03/2024, às 23h02   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do blogueiro Allan dos Santos, solicitado pela Justiça brasileira, conforme anunciado pelo senador Jorge Seif (PL-SC) em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (7). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dos Santos, residente nos Estados Unidos desde 2020 e com prisão preventiva decretada no Brasil, está sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O senador comemorou a decisão, argumentando que a Justiça americana não considerou os atos de Dos Santos como crimes, mas sim como expressão de opinião.

Além disso, o senador Seif criticou ações que, em sua visão, ameaçam a liberdade de imprensa no Brasil. Ele citou o fechamento do canal do YouTube Terça Livre e o pedido de cancelamento da concessão da Rádio Jovem Pan pelo Ministério Público Federal, apoiado pela Advocacia-Geral da União (AGU). 

Seif alertou para os perigos que essa "perseguição" a jornalistas e veículos de comunicação representa para a democracia brasileira, sugerindo que tais medidas comprometem a plenitude democrática do país.

Seif também expressou preocupação com a possível erosão das bases democráticas, sugerindo que a liberdade de expressão deve ser protegida para preservar a integridade do sistema democrático brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp