Política

Lewandowski impõe condição para assumir Ministério da Justiça; saiba qual

Nelson Jr / SCO / STF / Agência Brasil
Ex-ministro e presidente do STF aceitaria assumir a pasta, mas o governo teria que aceitar a sua condição  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr / SCO / STF / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 11h59 - Atualizado às 11h59


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, voltou a falar sobre assumir o cargo de titular do Ministério da Justiça. Diferente do que está circulando, o ex-ministro aceitaria o cargo na Justiça, mas para isso, o governo Lula (PT) teria que aceitar uma condição. Essa situação seria a manuteção atual do funcionamento da pasta.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Isso quer dizer que Lewandowski só assumiria o Ministério da Justiça caso não houvesse a divisão da pasta em duas. Atualmente, o ministério é o responsável pela Justiça e pela Segurança Pública. Inclusive, isso foi algo levado ao Palácio do Planalto por emissários do ex-ministro do STF.

Vale lembrar que Ricardo Lewandowski é apenas um dos nomes cotados para assumir o ministério. Além dele estão na lista o atual secretário-executivo, Ricardo Cappelli, o advogado petista, Marco Aurélio. Além deles dois também concorrem a vaga a ministra Simone Tebet (MDB) e o senador Jaques Wagner (PT) - que já negou essa possibilidade -.

O detalhe é que o ex-presidente do STF também assumirá em 2024 um cargo internacional. Lewandowski será o responsável pela presidência do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. Com informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp