Política

Líder do governo na Alba sai em defesa da primeira-dama de Itabuna; entenda o caso

Lula Bonfim / BNews
Vereador comparou a primeira-dama de Itabuna a uma cachorra e recebeu críticas de Rosemberg  |   Bnews - Divulgação Lula Bonfim / BNews

Publicado em 23/06/2023, às 19h36   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), saiu em defesa, nesta sexta-feira (23), da primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro, que foi comparada pelo vereador Danilo Freitas Santos (União Brasil) a uma cachorra.


Rosemberg condenou a fala do vereador itabunense e pediu que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabuna se posicionasse contra a comparação, considerada ofensiva à primeira-dama.


“Lamentável a fala desse vereador. Sou solidário à primeira-dama Andréa Castro. A Mesa Diretora tem que se posicionar duramente contra esse vereador, para dar uma resposta à população de Itabuna”, afirmou Rosemberg, conforme registro do portal Políticos do Sul da Bahia.


A confusão se iniciou na terça-feira (20), quando o vereador Danilo resolveu criticar o prefeito Augusto Castro (PSD) e a sua esposa, Andréa Castro. Ao usar como exemplo o gestor municipal de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), que conseguiu viabilizar a eleição de sua esposa Soane Galvão (PSB) à Alba, o parlamentar acabou chamando a primeira-dama itabunense de “Lassie”, em referência a uma cadela personagem de um filme.


"Mário [Alexandre, prefeito de Ilhéus] colocou sua esposa [Soane Galvão] para ser candidata estadual e levou a candidatura até o final. O pitbull enraivado [Augusto Castro] no meio do caminho pegou a 'Lassie' dele e colocou dentro de casa", disparou Danilo.


A fala do vereador do União Brasil gerou indignação imediata no prefeito e na primeira-dama. Em nota, Augusto Castro  condenou as declarações do vereador e disse que é inadmissível e inaceitável que "um representante do povo utilize linguagem degradante e ofensiva para se referir à primeira-dama, advogada, mãe, esposa e mulher, Andrea Castro”.


“Comparar uma mulher a uma expressão pejorativa e depreciativa é um desrespeito não apenas à sua dignidade, mas a todas as mulheres que lutam diariamente por igualdade e respeito”, criticou o prefeito itabunense.


Na sequência, a primeira-dama Andréa Castro registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Itabuna.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp