Política

Lula altera Marco do Saneamento Básico; saiba o que mudou

Ricardo Stuckert / PR
As principais alterações no Marco do Saneamento vieram a público na semana passada  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 05/04/2023, às 19h13   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em evento com governadores, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (5), os decretos que vão alterar o Marco do Saneamento Básico. As principais alterações vieram a público na semana passada, com destaque para a prorrogação do prazo para a formação de consórcios regionais, que foi estendido para o final de 2025.

Além disso, outra mudança importante é o fim do limite de 25% para a terceirização das operações. Com isso, as concessionárias poderão repassar fatias maiores das atividades para outras empresas, o que pode, em tese, estimular investimentos.

Também foram alterados critérios e prazos para comprovação da capacidade econômico-financeira das empresas públicas e privadas do setor. Por fim, os decretos estabelecem parâmetros para que a Agência Nacional de Águas (ANA) edite normas de referência para a atividade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp