Política

Lula deve assinar veto ao projeto que reduz pena de Bolsonaro em ato sobre 8/1 nesta quinta

Ricardo Stuckert / PR
Presidente tem até o dia 12 para vetar a proposta  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Anderson Ramos

por Anderson Ramos

Publicado em 08/01/2026, às 08h42



O presidente Lula (PT) deve assinar o veto ao PL da Dosimetria durante o ato que lembra os três anos dos ataques golpistas do 8 de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto.

O projeto de lei aprovado no Congresso Nacional no final de 2025 prevê a redução de penas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos demais condenados pela tentativa de golpe de Estado. 

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) foram convidados, mas já informaram que não vão comparecer ao evento. O presidente do STF, Edson Fachin, ainda não confirmou presença.  

Aliados de Lula já esperavam que ele decidiria por vetar no dia 8, uma vez que ele vinha indicando a auxiliares desde o fim do ano passado a intenção de usar essa data para dar mais peso político ao veto. O presidente tinha até o dia 12 para vetar a proposta.

Havia um temor entre auxiliares do presidente de que o veto pudesse tensionar ainda mais a relação do Planalto com o Parlamento, mas prevaleceu a decisão de Lula em adotar a medida nesta data.

CERIMÔNIA

A cerimônia está marcada para às 10h, no Salão Nobre do Planalto, e deve reunir autoridades, ministros e representantes da sociedade civil. Do lado de fora, a militância petista e de movimentos sociais organiza um ato em defesa da democracia. A estimativa é de cerca de 3 mil participantes na manifestação.

Assim como nos últimos dois anos, ao final da cerimônia, o presidente deve descer a rampa para cumprimentar apoiadores, que acompanharão o evento por meio de um telão instalado na Praça dos Três Poderes.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)