Política

Lula deve vir a Salvador na próxima semana para autorizar expansão do metrô

Arquivo / BNEWS
Evento marcará também o último ato de Rui Costa como ministro da Casa Civil.  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNEWS
Anderson Ramos

por Anderson Ramos

Publicado em 26/03/2026, às 09h37



O presidente Lula (PT) deve vir a Salvador na próxima quinta-feira (2) para assinar a ordem de serviço que vai autorizar a expansão do sistema de metrô até o Campo Grande. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, mas a visita ainda não está na agenda oficial do presidente. Procurada, a assessoria de Lula ainda não se manifestou.  

O anúncio estava previsto para acontecer ainda em março, mas foi adiado para abril justamente por conta dos compromissos do presidente, conforme informou o governador Jerônimo Rodrigues em agenda recente. Se confirmada, está será a quarta visita de Lula à Bahia somente em 2026

O evento marcará também o último ato de Rui Costa como ministro da Casa Civil. Pré-candidato ao Senado, ele precisa deixar o cargo até o dia 4 de abril, quando se encerra o prazo de desincompatibilização previsto na legislação.

O novo trecho, chamado de Tramo IV, prevê a ligação da estação da Lapa ao Campo Grande. Quem vai ficar responsável pela obra será o consórcio formado pelas empresas Áyla Construtora, OECI, Metrô Engenharia e MPE Engenharia. O valor previsto em contrato é de R$ 1,1 bilhão, com prazo de 40 meses — com estimativa de entrega para o segundo semestre de 2029.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)