Política

Lula lidera nova pesquisa Datafolha; confira números

Divulgação
O ex-presidente lidera nova pesquisa, assim como tem aparecido em outros estudos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/12/2021, às 16h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém uma liderança confortável na disputa pela Presidência da República em 2022. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16), o petista tem 48%, ante 22% de Jair Bolsonaro (PL), 9% de Sergio Moro (Podemos), 7% de Ciro Gomes (PDT) e 4% do governador João Doria (PSDB). Dizem que votarão em nulo, branco ou ninguém, 8%, e 2% não souberam responder.

O estudo foi feito de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente em 191 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Foram feitas duas simulações, uma fechando o leque de candidatos e outra, o expandindo aos nomes até aqui colocados. Nelas, a vantagem de Lula sobre os rivais é suficiente para garantir a vitória do petista já no primeiro turno.

Leia mais: MPF: Filho de Lula pode ter investigação arquivada por causa de Moro

Presidente do PDT: Tem gente que foi presa e está liderando pesquisa

Já na segunda hipótese, os pré-candidatos aparecem assim: Lula tem 47%, Bolsonaro, 21%, Moro e Ciro, as mesmas intenções do A. Doria fica na mesma, oscilando para 3%.

Surgem os nomes alternativos: os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%, e sem pontuar o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), o ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido) e o cientista político Felipe d'Ávila (Novo). Nulos/brancos/ninguém e não sabem também repetem o primeiro cenário.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp