Política

Lula pretende excluir condenados no 8 de janeiro em benefício de Natal; saiba detalhes

FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Além dos condenados do ato, há uma lista que ficará de fora do benefício  |   Bnews - Divulgação FOTO: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 19/12/2023, às 12h29 - Atualizado às 13h33   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende baixar nos próximos dias uma espécie de indulto de Natal que vai excluir os condenados do ato de 8 de janeiro para não receberem o benefício natalino. Sendo assim, vão ficar de fora réus sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes cometidos contra a democracia brasileira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao total, 30 executores já foram condenados pelo STF, ligados ao ataque na Praça dos Três Poderes, que aconteceu no início deste ano. As penas variam entre três e 17 anos de prisão.

Na última segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes sacramentou a libertação de 46 pessoas que estavam sendo investigadas por suposto envolvimento no ato anti-democrático, por outro lado, Alexandre manteve a prisão de 66 envolvidos.

De acordo com uma coluna do UOL, este indulto de Natal também promete excluir integrantes de facções criminosas e quaisquer condenados por crimes hediondos, como:

  • Tortura, terrorismo, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção, preconceito de raça ou cor, redução à condição análoga à de escravo, genocídio, crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes de licitação, violência contra a mulher, organização criminosa e crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O texto sobre o decreto já foi aprovado na noite da segunda-feira (18), pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), agora, o arquivo vai ser encaminhado para Flávio Dino, ministro da Justiça, que vai revisar e encaminhar para à Casa Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp