Política

Lula tem reunião decisiva com detrator internacional de Bolsonaro nos EUA; saiba detalhes

Foto: Ricardo Stuckert
Viagem para encontrar detrator internacional de Bolsonaro é considerada estratégica para o Planalto  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 10/02/2023, às 06h37 - Atualizado às 06h38   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Brasil chegou aos Estados Unidos da América para uma importante reunião, considerada estratégica para os interesses do Palácio do Planalto no que diz respeito ao posicionamento internacional do Brasil.

Nesta sexta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com o presidente estadunidense Joe Biden, desafeto de Jair Bolsonaro (PL), que apoiou Donald Trump na corrida eleitoral do país norteamericano.

Será a primeira visita de Lula à Casa Branca desde a posse, mas a sua quinta passagem pela Sede do poder americano,

Ao Metrópoles, um diplomata que integra a comitiva presidencial alega que Lula faz esforços para tirar a imagem de "pária" deixada por Jair Bolsonaro no cenário global - o termo foi utilizado pelo ex-chanceler Ernesto Araújo, em tom de orgulho.

A viagem pode resultar no anúncio da adesão dos EUA ao Fundo Amazônia, por onde países contribuem financeiramente com ações de defesa da Amazônia. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se encontrará com o enviado especial para o clima, John Kerry, no salão oval da Casa Branca, com Biden e Lula.

O presidente americano comprometeu-se, em campanha, a aportar recursos na defesa da Amazônia, mas não havia clareza se isso se daria pela constituição de um novo fundo ou adesão ao já existente, que é financiado com aportes de Noruega, Alemanha e Petrobras.

O anúncio deve ser feito por meio de um comunicado conjunto dos dois presidentes, a ser divulgado após o encontro no Salão Oval.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp