Política

Lula teria dado a “senha” sobre futuro político de Rui Costa após o governo

Reprodução / Instagram
Rui Costa e Lula se encontram em São Paulo no último fim de semana  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 18/01/2022, às 08h02   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Ciente de que para ser ministro não se candidata, mas se espera o convite, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), já recebeu a senha do ex-presidente Lula (PT) para ser um futuro integrante do primeiro escalão do Planalto, caso o PT obtenha êxito na disputa da presidência da República neste ano. O entendimento foi apontado durante a entrevista do chefe do Palácio de Ondina ao Canal Livre, na Band, no domingo (16).

Rui negou, mais uma vez, pretensão de sair do governo para ser candidato a senador e muito menos a deputado federal no pleito de outubro, fato já cogitado por diversas vezes nas articulações locais. “Me sentirei feliz em cumprir meu governo até 31 de dezembro”, disse aos jornalistas.

O petista argumentou que tem criado umas galinhas no Palácio e, depois do governo, queria virar agricultor e teria ouvido de Lula, conforme ele mesmo narrou: “Sua tarefa é muito maior do que ser agricultor”.

Não é a primeira vez da menção com essa conotação. Em agosto do ano passado, durante visita a Bahia, Lula disse em discurso: "Quem sabe qual será o caminho do Rui? Ele que se prepare porque muita coisa vai acontecer", comentou.

Uma corrente do PT defende, consciente da necessidade de fazer uma base forte no Congresso, que governadores em fim de mandato e sem possibilidade de reeleição concorram a deputado federal e assim se tornarem puxadores de votos das proporcionais. Ou até mesmo se candidatem ao Senado para contruírem uma coalização em Brasília. Esse futuro para Rui está descartado.

LEIA TAMBÉM:Rui Costa avisa que irá reduzir drasticamente o público em eventos, caso desrespeito ao decreto persista

De fato a pavimentação do atual chefe do Executivo baiano é a Esplanada dos Ministérios. Ficaria mais forte na gestão se conseguir emplacar, após oito anos a frente do governo, o retorno do senador Jaques Wagner (PT), o dono da sua projeção na política, a chefia do Palácio de Ondina.

Encontro 

Antes das entrevistas em São Paulo, Rui Costa esteve com Lula. Tirou foto com o ex-presidente e postou em suas redes sociais. 

"Visita ao presidente @lulaoficial, quando mais uma vez recebi a solidariedade pelas enchentes que castigaram a Bahia", escreveu na legenda. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp