Política

Lula toma decisão após convite para viagem à Ucrânia; confira

Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula (PT) está em Portugal para uma agenda de cinco dias; em seguida, ele viaja a Espanha  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 21/04/2023, às 17h54 - Atualizado às 18h00   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu enviar o chefe de sua assessoria especial no Palácio do Planalto, o ex-chanceler Celso Amorim, para uma visita à Ucrânia, após o próprio petista ter sido convidado para ir ao país que está em meio a uma guerra com a Rússia.

A informação foi anunciada, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcos Macêdo, após reunião com a comunidade ucraniana nesta sexta-feira (21), na embaixada do Brasil em Lisboa.

O chefe do Executivo federal está no país europeu para uma viagem de cinco dias - em seguida, ele segue para a vizinha Espanha, onde permanece por mais dois dias.

Em entrevista após o encontro, o ministro de Lula afirmou que a visita de Amorim à Ucrânia ainda não tem data para acontecer e ressaltou que, por questão de segurança, não será divulgada previamente.

Macêdo lembrou ainda que o ex-chanceler esteve recentemente na Rússia, por ordem de Lula. Em Moscou, Amorim se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no Palácio do Kremlin.

Na semana passada, Lula irritou ucranianos ao afirmar que a Ucrânia também deve ser responsabilizada pela guerra. O petista ainda acusou a União Europeia e os Estados Unidos de não agirem pela paz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp