Política

Lula X Bolsonaro: Saiba quem gastou mais com cartão corporativo durante viagens

Presidente Lula e primeira-dama prestes a embarcar em viagem internacional - Ricardo Stuckert / PR
Os gastos no cartão são de janeiro a dezembro, no primeiro ano do mandato do petista  |   Bnews - Divulgação Presidente Lula e primeira-dama prestes a embarcar em viagem internacional - Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 08/04/2024, às 09h05   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumulou mais de R$ 8,5 milhões em despesas de viagens internacionais em 2023, todas cobertas pelo seu cartão corporativo. Esses gastos foram acumulados de janeiro a dezembro, marcaram o primeiro ano do mandato do líder do PT.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em comparação com o primeiro ano de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve um aumento de quase três vezes (182,56%), ajustado pela inflação, nos gastos com viagens internacionais no cartão corporativo.

As informações foram adquiridas pelo Metrópoles, através de um pedido baseado na Lei de Acesso à Informação (LAI) enviado à Casa Civil. De acordo com o Planalto, as viagens internacionais do chefe do executivo são estratégicas para melhorar a imagem do Brasil, sendo consideradas um "investimento". No entanto, Os gastos de Lula cobrem viagens a 21 países, enquanto as despesas de Bolsonaro são de visitas a apenas 10 nações.

A administração de Lula tem se concentrado em esforços para restabelecer laços com aliados e reforçar a imagem do Brasil no exterior. O número de visitas internacionais do líder do PT superou o total registrado durante todo o primeiro ano de Bolsonaro no comando.

As despesas, pagas pela Presidência da República através do cartão de pagamento do governo federal, englobam serviços de suporte terrestre, fornecimento de alimentos para passageiros e tripulação, e telefonia. O valor total não inclui despesas que são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, que são relacionadas à hospedagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp