Política

Marina Silva é premiada na 14ª edição do Prêmio Hugo Werneck

14ª edição do Prêmio Hugo Werneck - Reprodução
Marina Silva revelou que o governo federal almeja dobrar os recursos disponíveis para o Fundo Clima  |   Bnews - Divulgação 14ª edição do Prêmio Hugo Werneck - Reprodução

Publicado em 03/04/2024, às 11h55   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi honrada com o Prêmio Hugo Werneck de Ambientalista do Ano, nesta terça-feira (2). A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções do Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), em Minas Gerais. Segundo o jornal o Tempo, durante o evento, Marina fez um apelo ao Congresso Nacional para apoio em questões de preservação ambiental e mencionou que o governo federal planeja dobrar os recursos para o Fundo Clima.

“A superação das dificuldades com o Congresso é essencial, pois muitos veem certas estruturas como gastos, quando, na verdade, são investimentos. A Autoridade Climática vai auxiliar-nos no combate aos extremos climáticos. Em Minas Gerais, por exemplo, enfrentamos chuvas torrenciais e aumento de temperatura”, disse a ministra.

Marina Silva garantiu que o governo do presidente Lula buscará, dentro das possibilidades orçamentárias, criar "novas estruturas" para preservar o meio ambiente. Ela criticou governos e empresas por não fazerem sua parte, enquanto a sociedade civil e a comunidade científica estão atuando.

Em relação ao Fundo Clima, um instrumento governamental para financiar projetos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, Marina comentou que o objetivo é dobrar o valor atual de R$ 10 bilhões para R$ 20 bilhões. “O Fundo Clima é para todo o país. Estamos investindo na nova economia e enfrentando as mudanças climáticas por meio de projetos nas áreas de mobilidade urbana, reflorestamento, recursos hídricos, bioeconomia e infraestrutura para desenvolvimento sustentável”, explicou.

Hiram Firmino, jornalista, ambientalista e idealizador do Prêmio Hugo Werneck, enfatizou a necessidade de envolvimento dos municípios na questão ambiental. Segundo ele, as mudanças climáticas estão sendo sentidas na pele pelas pessoas, o que torna a questão ambiental revolucionária.

O Prêmio Hugo Werneck, estabelecido em 2010, é um marco nacional na luta pela preservação ambiental. Ele reconhece e divulga os melhores projetos, casos e ações em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, com mais de mil inscrições e 170 vencedores e homenageados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp