Meio Ambiente

Governo Bolsonaro extingue base do Projeto Tamar em Camaçari

Divulgação
ICMBio cria Base Avançada do Centro Tamar Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/05/2020, às 20h20   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, de Ricardo Salles, baixou uma portaria que extinguiu três bases avançadas do Projeto Tamar. Uma delas está localizada em Arembepe, em Camaçari (BA).

Também foram extintas as bases de Parnamirim (RN) e Pirambu (SE). O ICMBio formalizou ainda a criação de uma nova base avançada do Tamar, em Salvador (BA).

Já a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste - CEPENE em Caravelas (BA) passa a ser Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste - TAMAR.

A situação dos servidores das bases de Salvador e Caravelas será regularizada pela Coordenação Geral de Gestão de Pessoas - CGGP no prazo de 180 dias, ouvidas as respectivas Coordenações dos Centros e a Diretoria de vinculação.

O BNews tentou entrar em contato com os reponsáveis pelo Projeto Tamar de Arembepe, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. A portaria entra em vigor em 1º de julho de 2020.

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nota informando que as bases de Parnamirim, Pirambu e Arembepe já tinham proposta de encerramento de suas atividades desde 2019, "uma vez que não contavam mais com servidores que realizassem as atividades finalísticas". Ainda de acordo com a pasta, as propostas de encerramento tiveram como suporte "a ideia de melhor alocação de recursos com a consequente potencialização das atividades finalísticas desempenhadas na Conservação da Biodiversidade". A nota é assinada pelo presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira.

Na manhã desta sexta-feira (29), a secretária de Turismo de Camaçari, Lúcia Bichara, explicou que a base avançada se trata de um escritório instalado em um shopping de Arembepe, o que não compromete o Projeto Tamar, fechado para visitação apenas devido à pandemia de Covid-19.

Atualizada às 13h do dia 29 de junho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp