Política

Michel Temer presta consultoria jurídica à adversária da J&F, diz coluna

Reprodução/TV Cultura
O ex-presidente da República é advogado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Cultura

Publicado em 29/11/2021, às 15h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Michel Temer, que é advogado, está prestando consultoria há meses à asiática Paper Excellence na disputa judicial que a empresa mantém com a J&F pelo controle da Eldorado Celulose. A informação é da coluna de Lauro Jardim, em O Globo.

Em setembro foi noticiado que a Paper Excellence indicou um novo árbitro para o processo, o político Paulo Mota Pinto. A indicação, porém, seria controversa.

Paulo é presidente do conselho nacional do PSD, partido político português. No entanto, chama a atenção o fato de o novo indicado ser político e ter ligações com o antigo árbitro, o advogado Anderson Schreiber, que renunciou ao processo. Paulo Mota Pinto fez parte da banca examinadora que aprovou Schreiber para ser professor titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A indicação poderia beneficiar a J&F, que tenta anular a decisão arbitral acusando Schreiber de parcialidade porque ele escondeu ter ligação com os advogados da Paper Excellence.

A Paper Excellence deve pedir aos árbitros que retenham parte dos R$ 4 bilhões que devem ser entregues pela compra da Eldorado, segundo fontes próximas ao processo. O objetivo é pressionar a holding dos irmãos Batista, alegando há o risco de que a J&F não pague o valor estipulado ao final da apuração das indenizações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp