Política

Ministra da saúde culpa Bolsonaro por vacinas 'não usadas' no governo Lula; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Bolsonaro enfrentou críticas durante o seu governo por conta da covid-19  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 13/11/2024, às 19h41   Luana Neiva



A ministra da Saúde, Nísia Trindade culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por vacinas não usadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela afirmou que o desperdício das doses foi consequência do estoque próximo do vencimento deixado pelo político adversário.

De acordo com a ministra, havia 158 milhões de itens de saúde a vencer em junho do ano passado e que as perdas avaliadas pelo órgão somam R$ 1,2 bilhão, sendo que R$ 1 bilhão correspondia apenas a vacinas contra a covid-19 que não haviam sido distribuídas.

“Antes de assumir a pasta, eu fazia parte do grupo de trabalho da transição e fiquei perplexa ao saber que as informações sobre estoques de vacinas eram sigilosas. Não tínhamos nenhum controle de qualidade e veracidade das informações”, disse ela.

A ministra chegou a prestar esclarecimentos às comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Saúde na Câmara dos Deputados. Ela foi convocada para falar sobre desperdício de vacinas, repasse de verbas e ações da sua gestão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp