Política

Saiba quando sairá a decisão de Moraes sobre condenação de réus do 8 de Janeiro

Antônio Augusto / TSE
Ministro leu o voto e decidiu por condenar os seis réus em julgamento; outros ministros ainda votarão  |   Bnews - Divulgação Antônio Augusto / TSE
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 06/10/2023, às 11h28 - Atualizado às 11h43


FacebookTwitterWhatsApp

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação de mais seis acusados de participarem dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro. Moraes, que é o relator do caso, proferiu o seu voto durante a sessão virtual realziada nesta sexta-feira (6). O ministro decidiu condenar os réus a penas que variam de 14 a 17 anos de prisão em regime fechado e ao pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os réus bolsonaristas foram condenados pelos crimes de golpe de Estado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Os demais votos que podem definir a condenação seguindo o voto do relator ou até amenizar as sanções, deve acabar na segunda-feira (16). 

8 de Janeiro

No dia oito de janeiro de 2023, milhares de pessoas invadiram os prédios dos Três Poderes: o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Os 'manifestantes' que participaram do ato antidemocrático queriam a retomada de um governo militar e, consequentemente, promover a derrubada do presidente Lula (PT). Até o momento, o Supremo já condenou seis réus envolvidos na invação e, após o encerramento do julgamento atual, deve iniciar o próximo na quarta-feira (18).

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (5):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp