Política

Morte de Gal Costa choca políticos baianos; veja repercussão

Reprodução das Redes Sociais
O governador Rui Costa (PT) anunciou o decretou três dias de luto oficial  |   Bnews - Divulgação Reprodução das Redes Sociais
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 09/11/2022, às 12h11 - Atualizado às 13h16


FacebookTwitterWhatsApp

A morte inesperada da cantora, Gal Costa, ocorrida na manhã desta quarta-feira (09), causou comoção no meio político. Através de redes sociais, representantes municipais e estaduais lamentaram o ocorridado e prestaram solidariedade aos familiares. 

No Twitter, o governador Rui Costa (PT) anunciou o decretou três dias de luto oficial no Estado pela perda da cantora. "Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias", escreveu.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), destacou a importância de Gal para a música brasileira. “Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações”, disse.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lamentou a morta da artista e valorizou a singularidade dela. “Hoje o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos, a baiana Gal Costa. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPB e levou a cultura de Salvador e da Bahia para o mundo”, enfatizou. 

Parlamentares federais e estaduais também lamentaram a morte da cantora. O deputado estadual Alex Lima (PSB), se solidarizou com amigos e familiares. "Perdemos uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira. Gal é luz, forca e resistência. Toda minha solidariedade à família, amigos e fãs", escreveu.

"Perdemos uma mulher inspiradora uma das maiores vozes da MPB, Gal Costa nos deixa aos 77 anos. Sempre viverá no coração e mente de todas(os) defendem a cultura, a música brasileira", disse o deputado Hilton Coelho.

O deputado Valmir Assunção também se pronunciou sobre a perda. "Quanta tristeza pelo falecimento de Gal Costa. Uma voz baiana que foi referência internacional de arte e resistência. Seu canto forte está marcado em nossos corações. Minha solidariedade à família e amigos".

Alice Portugal destacou a perda para a cultura braileira. "Ícone da MPB, musa do tropicalismo, dona de uma das maiores e mais potentes vozes da nossa música, fatal e eterna! Gal Costa deixa um legado imenso. Uma perda irreparável para nossa cultura que hoje chora sua morte", escreveu. 


Em nota, a vereadora Marta Rodrigues (PT), disse que o Brasil perde uma das figuras mais icônicas da cultura e da música popular brasileira, que teve relevância sem precedentes na luta feminista, contra a ditadura, pela liberdade de expressão e pela democracia brasileira.

“Gal Costa foi uma diva da cultura no Brasil e no mundo, e sua arte, sua voz ímpar e fenomenal reverberaram também na luta contra o conservadorismo, contra o machismo até hoje, e seu apoio a Lula foi também demonstração de que sua arte é democrática. Gal inspirou gerações e com certeza seu legado, sua voz continuará inspirando”.

Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, Gal era a "musa de todas as estações, voz inigualável, ousada e única". E,m nota, ele ressaltou que a perda de Gal Costa deixou uma "lacuna no panteão das grandes interpretes de nossa música popular brasileira”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp