Política

O que Augusto Aras pretende fazer no Governo Lula?

Foto: Roberto Jayme/TSE
Augusto Aras será Procurador-Geral da República durante 9 meses do governo Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Roberto Jayme/TSE

Publicado em 05/11/2022, às 13h20   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como um aliado, Augusto Aras será Procurador-Geral da República (PGR) durante nove meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor das últimas eleições presidenciais.

Segundo a colunista Bela Magale, do jornal O Globo, o Procurador-Geral tem alguns planos para a sua vida pessoal e para a própria atuação durante esse período.

Aras é muito criticado pela relação que teve com Bolsonaro durante sua gestão na Procuradoria. Em seu mandato, não fez nenhuma denúncia contra Bolsonaro e arquivou mais de 100 pedidos de investigação que tinham presidente como alvo.

A expectativa de Aras, no entanto, é ter uma relação harmônica com a gestão Lula até setembro de 2023. Ele foi um dos responsáveis por enterrar a Operação Lava-Jato, apesar da relação com Bolsonaro.

Segundo a colunista, ele vem sinalizando que a conduta à frente da PGR seguirá a mesma linha. O chefe do órgão afirma a pessoas próximas que a atuação do Ministério Público Federal (MPF) se manterá “garantista” e “contemplando o amplo direito de defesa”.

Com a vitória de Lula, Aras planeja se aposentar para se dedicar à advocacia na iniciativa privada, já que não nutre esperanças de ser indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp