Política

Órgãos internacionais temem violência e monitoram eleição no Brasil, diz coluna

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Órgãos fazem contatos e marcam reuniões para acompanhar os desdobramentos políticos do Brasil  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 27/05/2022, às 08h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os órgãos internacionais pretendem monitorar as eleições presidenciais deste ano, pois observam uma alta tensão na disputa que envolve o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. As informações foram reveladas pelo colunista Jamil Chade, do portal Uol.

Nesse sentido, as Comissão Interamericana de Direitos Humanos, OEA (Organização dos Estados Americanos) e o escritório regional do Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) fazem contatos para acompanhar os desdobramentos políticos do Brasil.

A preocupação dos órgãos e entidades internacionais está voltada principalmente para riscos como o de violência contra a população negra, os indígenas e LGBTQIA+. Em momento de maior polarização política no país, o tom das divergências entre Bolsonaro e Lula tem subido de escala.

A troca de informações entre entre órgãos como aqueles ligados com a ONU ocorrem por meio de reuniãoes com ativistas brasileiros, que denunciam perseguições causadas por discursos ligados com as alas políticas mais conservadoras.

Leia Mais:

Bolsonaro cometeu erro jurídico ao perdoar Daniel Silveira; entenda  

Governo estuda vale para caminhoneiros e motoristas de táxi e Uber

Itamaraty diz que Bolsonaro aceitou convite de Biden para Cúpula das Américas

Nos últimos dias, o atual presidente chegou a afirmar que o petista pretende se aproximar do MST e da “ditadura comunista” de Cuba, em publicação nas redes sociais. Por sua vez, Lula subiu o tom e disse que o compromisso de Bolsonaro é com o armamento e a queda da democracia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp