Política

João Leão: chapa Lula-Alckmin é “caixão e vela” para os adversários

BNews
A possibilidade da chapa com Lula e Geraldo Alckmin, ex-governador de SP, é real e movimenta os bastidores  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 19/12/2021, às 09h29   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A tentativa de aproximação de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido) busca um impacto significativo na eleição do próximo ano da disputa pelo Planalto. Experiente na política, João Leão, vice-governador da Bahia e um dos comandantes do PP no Estado, tem plena ciência do que significa essa aliança.

A chegada do ex-adversário da eleição de 2006 consolidaria, na visão de muitos, o nome do petista no sudeste do País e faria um aceno concreto ao ramo empresarial mais moderado.

No sábado (18), provocado pelo BNews, durante um almoço com jornalistas em sua casa no município de Lauro de Freitas, o pepista acredita ser ainda incerto o atual recorte do momento político nacional, mas não pensou duas vezes indagado sobre o nome de Alckmin na conversa.

“Tem muita água para passar debaixo da ponte. As pesquisas agora não querem dizer nada. São alguns recortes do momento. Mas o vamos ver será ano que vem. Eu voto em Lula, mas o cenário é incerto”, disse. “Agora, se Alckmin for vice de Lula é caixão e vela para os adversários, tenha certeza”, emendou.

Alckmin, inclusive, oficializou, na terça-feira (15) a sua saída do PSDB. Fato esperado. O comunicado foi feito pelas redes sociais. "É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho". 

NACIONAL NA BAHIA - Leão também acredita na força da nacionalização da eleição da corrida pelo Palácio de Ondina e pela cadeira do Senado Federal, apesar de ACM Neto (DEM) tentar implementar um discurso contrário. "Ele não tem candidato a presidente, pelo que sei, e por isso defende essa linha", alfinetou.

Na visão do pepista, a história da política baiana mostra a importância desse cenário e o impacto sempre posto a cada pleito. Para o político seria errado tentar desprezar, por exemplo, a força que Lula exerce em solo baiano e sua influência quando colocar a mão no ombro do candidato do "teodolito" (a base PT, PP, PSD e demais partido de esquerda)

A fala de Leão mostra a senha de que o vice-governador ainda se coloca no páreo como pré-candidato a governador, apesar de uma linha apontar Jaques Wagner (PT) como favorito do grupo para a disputa.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp