Política

Partidos recebem fatia 'enorme' do fundo eleitoral; saiba quais

Reprodução/ Pixabay
Nova divisão dos recursos para cada partido será divulgado daqui há alguns meses  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Pixabay
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 02/01/2024, às 16h16


FacebookTwitterWhatsApp

Neste ano, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como fundo eleitoral, será de R$ 4,9 bilhões de reais nas eleições municipais. Segundo informações da revista Veja, a maior fatia desses recursos serão distribuídas entre os partidos.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Sendo assim, o Partido Liberal e a federação PT-PCdoB-PV terão a maior fatia, já que elegeram 99 e 80 deputados em 2022. Já o PT de Lula quer tentar recuperar os espaços perdidos da última eleição.

No ano passado, o União Brasil e PT lideraram os recursos do fundo eleitoral, com 758 milhões de reais e 500 milhões de reais cada, respectivamente. A nova divisão dos recursos para cada partido será divulgado daqui há alguns meses pelo Tribunal Superior Eleitoral. Inclusive as siglas só recebem o dinheiro depois que definirem critérios para a distribuição do fundo a seus candidatos.

Pelo menos 2% da verba é repartida igualmente entre todas as legendas, 35% entre agremiações que contam com pelo menos um deputado federal. Seguido de 48% entre as agremiações com representação na Câmara dos Deputados e 15% proporcionalmente à representação dos partidos no Senado.

o valor está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, sancionada pelo presidente Lula (PT) e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp