Política

Petrobras pode ser condenada a pagar valor bilionário a servidores; saiba quanto

Fernando Frazão / Agência Brasil
Decisão depende do STF e dos votos de Dias Toffoli e Cristiano Zanin  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 01/11/2023, às 11h31 - Atualizado às 11h35


FacebookTwitterWhatsApp

A Petrobras pode ser condenada a pagar um valor bilionário aos servidores da empresa que estão ativos e inativos. Essa ação está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a decisão depende dos votos dos ministros Dias Toffoli e Zanin, recém-indicado pelo presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O STF está analisando uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) pode fazer a empresa estatal ter um prejuízo de R$ 47 bilhões. O valor da ação é surpreendente, uma vez que a estatal poderá ter que corrigir as remunerações de 51 mil servidores.

Até o momento, a Corte está favorável à Petrobras. O ministro Alexandre de Moraes derrubou o acórdão do TST. Ele foi acompanhado por Carmen Lúcia. Já o ministro Barroso, presidente do STF, se declarou impedido já que em outrora já advogou para a estatal. Ainda no Tribunal, Rosa Weber foi favorável aos trabalhadores e Toffoli pediu vista do processo, interrompendo, momentaneamente, o andamento do caso.

No caso de Toffoli decidir votar em favor dos trabalhadores, o desempate caberá a Cristiano Zanin, ministro recém empossado na Corte. Vale lembrar que Toffoli está buscando se aproximar do governo federal e, inclusive, já anulou as provas do acordo de delação da Odebrecht. Por isso, é improvável que ele mude a balança a favor dos trabalhadores da Petrobras. Este julgamento será retomado na sexta-feira (3). As informações são do colunista Guilherme Amado, Metrópoles.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp