Política

PF prende suspeita de participar dos ataques do 8 de janeiro no Paraguai

Divulgação / PF
Segundo a Polícia Federal, a suspeita se apresentou voluntariamente  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PF

Publicado em 30/09/2023, às 12h20   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um mandado de prisão contra uma brasileira suspeita de ter participado dos ataques aos prédios públicos dos Três Poderes no dia 8 de janeiro foi cumprido pela Polícia Federal (PF) na sexta-feira (29).

De acordo com o UOL, a mulher, que não foi identificada, estava no Paraguai e era procurada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação partiu de uma cooperação internacional entre o órgão brasileiro e autoridades do Paraguai.

Segundo a PF, a mulher se apresentou voluntariamente no escritório Central Nacional da Interpol em Assunção e, depois, foi entregue aos policiais federais na cidade de Foz de Iguaçu, no Paraná, seguindo o protocolo estabelecido entre os dois países.

Ontem, a PF também instaurou a 18ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpriu mandado de busca e apreensão contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, suspeito de envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro.

Militares vasculharam o endereço de Fernandes, que foi diretor de Logística do Ministério da Saúde durante o governo Jair Bolsonaro. Além disso, a ordem expedida ministro do STF Alexandre de Moraes permitiu o bloqueio de ativos e valores do investigado.

Nomeado em janeiro de 2021 pelo atual deputado federal Eduardo Pazuello, Ridauto Lúcio defendeu, em meio à pandemia de Covid-19, medidas como intervenção federal e de Defesa ou de Sítio.

Ele é investigado em uma das linhas da apuração da PF que visa identificar suposta atuação de militares no início das invasões às sedes dos Três Poderes. Os investigadores suspeitam que ele pode ter sido um dos idealizadores da ofensiva antidemocrática.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp