Política

Deputado quer instituir o Dia Estadual da Favela na Bahia

Publicado em 02/11/2015, às 09h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Bahia poderá ter o Dia da Favela, caso o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) seja aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Rui Costa (PT). Segundo a proposta, a data a ser instituída seria 4 de novembro.

Segundo Galo, a proposta foi feita pela  Central Única das Favelas (Cufa), uma entidade nacional que trabalha no sentido de valorizar a comunidade periférica e o indivíduo que nela trabalha. “A história da favela precisa ser contada e valorizada, pois é de suma importância na construção deste país e contribui para o resgate da autoestima e da cidadania das pessoas que nela residem. Não pode, ao contrário, ser ignorada, distorcida, ou simplesmente embelezada como forma de amenizar as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos seus moradores”, defende o parlamentar em seu texto de justificativa da proposta.

No projeto, o petista explica a escolha da data: “A data refere-se ao 4 de novembro de 1900, quando dialogaram um delegado da 10º Circunscrição e o chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, a respeito da favela do Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Na carta encaminhada à prefeitura do Rio de Janeiro, tanto a área geográfica quanto a comunidade que ali vivia eram tratadas como problema social, sanitário, policial e até mesmo moral. Na linguagem do documento, falava-se em “limpar” aquelas áreas, ou seja, a primeira favela surge e logo é identificada por estigmas negativas”.

Publicada originalmente às 11h do dia 1º de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp