Política

Para Florence, prisão de Geddel deve mudar votos contra Temer na Câmara

Publicado em 03/07/2017, às 17h48   Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

A prisão de Geddel Vieira Lima (PMDB), nesta segunda-feira (03), pode causar uma reviravolta na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Para o deputado federal Afonso Florence (PT), a tendência é a perda de votos, a cada escândalo divulgado.

Em conversa com o BNews, na tarde desta segunda-feira (03), Florence disse que “de alguma forma todos esperavam a prisão de Geddel”. “Porque as provas arroladas no processo pelo procurador-geral são muito robustas. E Geddel faz parte dessa investigação, como um dos auxiliares do presidente. Apesar de Temer tentar barrar as investigações, logo chegará a ele”, disse.

Em relação à votação da denúncia na Casa, Florence disse ter se surpreendido com o número de apoiadores do presidente. De acordo com levantamento da Folha de S. Paulo, 45 parlamentares declararam serem contra a aceitação da denúncia. A cada dia ele perde votos. Eu mesmo me surpreendi. Até os peemedebistas votarão contra ele”, afirmou.

O caso

Geddel Vieira Lima foi preso acusado de agir para obstruir investigações da Operação Cui Bono, que apura fraudes na liberação de crédito da Caixa Econômica Federal – o ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa entre 2011 e 2013, no governo Dilma Rousseff. A investigação teve origem na análise de conversas registradas em um aparelho de telefone celular apreendido na casa do então deputado Eduardo Cunha.

O Ministério Público Federal (MPF) argumenta que Geddel atuou para evitar possíveis delações premiadas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro, ambos presos pela Operação Lava Jato e também investigados na Cui Bono. Segundo o MPF, Geddel tentou garantir que Cunha e Funaro recebessem vantagens indevidas para não fazer delação, além de “monitorar” o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo.

Matérias relacionadas

Geddel Vieira Lima é preso pela Polícia Federal

Deputado petista comemora prisão de Geddel: “o ladrão foi preso”
Sinal de alerta: celular de Geddel foi apreendido pela PF, diz site
Paulo Azi reconhece que prisão de Geddel fragiliza Temer
Geddel pode ter relaxamento de prisão, diz advogado
Que os desonestos respondam por seus atos, diz Calero sobre prisão de Geddel
Para Florence, prisão de Geddel deve mudar votos contra Temer na Câmara
“Tenho esperança que seja inocente”, diz Félix sobre Geddel

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp