Política

Ponte, VLT e mais: Jerônimo Rodrigues abre o jogo sobre mobilidade na Bahia

Joilson César/BNews
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esclareceu os estágios de cada situação  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Bruno Guena e Pedro Moraes

por Bruno Guena e Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 14/06/2023, às 09h00


FacebookTwitterWhatsApp

Vários são os assuntos que repercutem no âmbito da mobilidade urbana do estado da Bahia. Entre eles estão as situações da Ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio Ferroviário, também na capital baiana. Questionado sobre as duas temáticas, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) abriu o jogo durante a entrega da Estação Campinas do metrô.

“Nesse segundo semestre podemos ter alguma novidade. Estamos em tratativas, o presidente chinês está ajudando a gente, o presidente Lula, além de se pronunciar com relação ao interesse na construção da ponte, dialogou com o presidente Xi Jinping escreveu uma carta ao presidente, para que possa facilitar e adiantar, pelo menos, a sondagem da ponte”, detalhou o petista referente ao Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica.

A ideia é que o novo vetor de desenvolvimento na Bahia beneficie 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios, devido a uma extensão de 12.4 km. 

Jerônimo também comentou sobre a autorização do Governo da Bahia sobre a desapropriação de uma área de 2.965.862,34m² no município de Vera Cruz, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“Essa ligação era para ter saído antes, tivemos dificuldade com a ação cartorial por conta dos prazos, isso é prova que estamos atentos a isso. A relação com o governo chinês, principalmente com a embaixada chinesa, para nos ajudar para que o consórcio responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica possa acontecer. Não temos previsão ainda”, acrescenta.

Quanto às obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ficará no Subúrbio Ferroviário da capital baiana, Jerônimo afirmou que “está no mesmo pacote”. 

“Está no mesmo pacote, porque é uma relação com a empresa chinesa. Eu espero que a relação com a implantação da indústria de automóveis elétricos possa acontecer. Eu acho que a primeira agenda que nós vamos poder celebrar a inauguração será a indústria de automóveis elétricos em Camaçari”, aponta. 

Lançamento de nova estação do metrô

A partir desta quarta, a capital baiana contempla a Estação Campinas do Tramo 3 do metrô de Salvador.  

“A gente vai estar comprometido sempre com os investimentos da mobilidade [urbana]. Já já nós teremos o anúncio do projeto da Estrada do Derba, o VLT… É um conjunto de ações de mobilidade para o povo de Salvador”, revela o governador da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp