Política

Prefeito de Salvador não descarta abrir mais leitos Covid e cobra promessa do governo

Bruno Reis admitiu que Salvador pode precisar de novos leitos de enfermaria diante de aumento de casos de Covid-19 - Divulgação
Bruno Reis admitiu que Salvador pode precisar de novos leitos de enfermaria  |   Bnews - Divulgação Bruno Reis admitiu que Salvador pode precisar de novos leitos de enfermaria diante de aumento de casos de Covid-19 - Divulgação

Publicado em 20/01/2022, às 09h25   Victor Pinto e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a cerimônia de ativação das novas 'mini-UPA's', adaptadas na cidade para tentar desafogar a demanda por atendimento, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), não descartou nesta quinta-feira (20) a abertura de novos leitos de enfermaria na capital.

Com novo surto de Covid-19 e da gripe H3N2, em contrapartida ao avanço da vacinação, nesta fase da pandemia as unidades de pronto-atendimento têm sido sobrecarregadas.

Bruno Reis também aproveitou o espaço para cobrar do Governo da Bahia uma suposta promessa de reabertura de leitos do Hospital Espanhol, localizado na Barra, que passou anos fechado e foi reativado no início da pandemia.

"Hoje amanheceu com algo em torno de 50 pessoas, somente 4 são para leitos e UTI, então 95% tem sido para leitos de enfermaria. Neste momento, a Prefeitura considera abrir mais leitos de enfermaria e a gente espera que o governo do estado, que anunciou que iria abrir leitos no Espanhol, possa abrir", lembrou o gestor.

A partir desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Salvador passa a contar com mais quatro unidades para a rede de saúde, transformadas em mini-UPAs: nos bairros do Imbuí, Itapuã, IAPI e Pirajá. Nesta sexta-feira (21), será inaugurado ainda um gripário no bairro de Santo Inácio. Cada unidade tem a capacidade de atender até 250 pessoas por dia, totalizando em um acréscimo de 1000 atendimentos diários a mais na capital.

"A Ômicron, diferente das outras variantes da primeira e segunda onda, está deixando claro pelos números que a grande demanda é dos sistemas de emergência e urgência. E, graças a Deus, a vacina está cumprindo o seu papel. Inclusive a demanda de leitos hoje é maior por de enfermaria do que de UTI. A Prefeitura está ampliando a porta de entrada para serviços, temos em funcionamento 10 outras UPAs, 5 PA's, três gripários. São 18 estruturas só da Prefeitura", listou.

AUTOTESTES

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contrária à aprovação dos autotestes no país desagradou Bruno Reis. Segundo o chefe do Palácio Thomé de Souza, a medida seria de grande ajuda para minimizar as consequências do afastamento dos profissionais de saúde em Salvador, cenário que se reproduz em todo o país com o avanço da nova cepa de Covid.

Nesta quarta-feira (19), o Brasil registrou recorde diário desde o começo da pandemia com mais de 200 mil novos casos da doença em 24h.

"No momento, temos mais de 2 mil profissionais afastados, grande maioria trabalhadores da saúde [...] a gente lamenta a decisão da Anvisa de proibir os autotestes, anida mais agora que estamos com profissionais e poderíamos distribuir os autotestes para ajudar nesse enfrentamento", lamentou.

Atualmente, Salvador conta com 51 postos para testagem gratuita de Covid-19 para a população.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp