Política

Prefeitura de Eunápolis monta cômite de crise para avaliar impactos das chuvas

Divulgação
As fortes chuvas atingem a região desde o último dia 27 de novembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2021, às 20h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Eunápolis, localizada a 650 Km de Salvador, montou um Comitê de Crise para avaliar os impactos das fortes chuvas que estão ocorrendo na cidade. Na última quinta-feira (9), a prefeita Cordélia Torres (DEM) teve uma reunião no seu gabinete, com secretários municipais e vereadores.

Segundo a prefeita, a reunião teve como objetivo, alinhar ações para minimizar o sofrimento da população. A gestora afirmou que a prefeitura está acolhendo os desabrigados. E alerta à população que, em caso de fortes chuvas, é importante procurar um local seguro ou se dirigir à prefeitura.

Voluntários estão sendo cadastrados na cidade, e as doações podem ser feitas nas secretarias de Educação e Assistência Social e no CDL.

Na ocasião, Cordélia agradeceu o apoio da Câmara Municipal. “Este apoio do Legislativo local demonstra que estamos no caminho certo. Eunápolis está unida e sairemos mais fortes deste momento”, afirmou a prefeita.

Por meio de decreto, foi anunciada a redução do número de pessoas permitidas em locais públicos, de 999 para 599. Também está ocorrendo uma campanha para alertar a população sobre o impacto do descarte irregular de lixo e o descaso com os terrenos baldios. "Os lixos entopem os bueiros. Precisamos da ajuda de todos", pontuou a gestora.

Chuvas na cidade

A prefeitura aponta que a situação "é tensa" no município diante das fortes chuvas que atingem a região desde o último dia 27 de novembro. A situação se agravou nas últimas horas e, segundo ela, 70% das casas já foram atingidas - seja por enchente, destelhamento ou quedas de árvores. A própria casa da gestora foi atingida pelo mau tempo. "Minha casa entrou água, destruiu o telhado. Se eu falo de mim, imagina as pessoas que não tem as suas casas estruturadas".

"Temos rio transbordando, casas destelhadas, o volume de chuvas para o mês indo em horas, pontes destruídas. Um colapso. Temos pessoas desalojadas, desmoronamento de barrancos. [...] A gente tem as estradas, feiras sendo tomadas e destruídas. Córrego transbordando. É uma destruição que eu nunca vi", lamentou ao BNews.

A gestora ressalta ainda que "todas as ruas de Eunápolis foram atingidas, todos os bairros, uns mais atingidos e outros menos". "Desde a periferia aos bairros mais nobres. [...] 70% das casas foram atingidas. Temos 70 mil casas em Eunápolis. Temos um município com 30 mil pessoas em situação de extrema pobreza. São pessoas humildes, que não conseguem reinvidicar seus direitos".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp