Cidades

Chuvas: Ilhéus é mais uma cidade do sul baiano a ficar inundada por causa das chuvas; veja vídeos

Reprodução
Casas e lojas foram danificadas e alguns moradores perderam tudo por causa das chuvas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/12/2021, às 19h13   Lucas Pacheco


FacebookTwitterWhatsApp

As fortes chuvas que atingem o sul e o extremo sul da Bahia também causaram prejuízos a moradores e lojistas de Ilhéus, a 311 Km de Salvador. A cidade ficou inundada nesta sexta-feira (10) e moradores registraram diversas regiões da cidade embaixo d’água.

Veja vídeos:

O prefeito, Mário Alexandre (PSD), em uma reunião nesta sexta com o comitê operacional, decretou estado de calamidade pública em razão dos estragos provocados.

Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil da cidade registrou 203,3 milímetros de chuva. Só em 12 horas, choveu 182 milímetros, volume maior do que o esperado para todo o mês de dezembro. Ainda segundo o órgão, Ilhéus foi o município do sul da Bahia que registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas. O volume previsto para cinco dias era de 105 milímetros, mas choveu 182 milímetros em seis horas.

Chuvas no Extremo Sul

O município de Jucuruçu e uma comunidade de Itamaraju estão ilhados nesta sexta-feira (10), por conta das chuvas na região sul do estado. Os dois munícipios tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo governo do estado.

O desmoronamento de um trecho da BA-284 impede o acesso a Jucuruçu. De acordo com o último boletim da Superintendência de Proteção e Defesa Social do Estado da Bahia (Sudec), a estimativa é que haja duas mil pessoas desabrigadas na cidade. A tendência, no entanto, é que os números, que são levantados pelas prefeituras, subam.

Previsão do Tempo

De acordo à agência Clima Tempo, a previsão do tempo para Ilhéus nos próximos cinco dias é de sol com muitas nuvens pela manhã e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas devem varias entre 23 e 31 graus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp