Política

Presidente da Funai expulso de evento em Madri é processado pelo MPF; saiba motivo

Reprodução/ Redes sociais
Presidente da Funai expulso de evento em Madri é processado pelo MPF por crime de denunciação caluniosa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes sociais

Publicado em 26/07/2022, às 13h49   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça Federal contra o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, pelo crime de denunciação caluniosa. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (26).

Há alguns dias, Marcelo Xavier foi expulso de reunião internacional sobre a questão indígena, após ser xingado pelo indigenista Ricardo Rao. Desta vez, a abertura de denúncia ocorreu após o presidente ter feito a instauração de inquérito policial contra diversos servidores da Funai, justificando os crimes de tráfico de influência e de prevaricação.

Após o arquivamento do inquérito, Marcelo Xavier, em caráter de revanche, representou criminalmente contra o procurador da República Igor Spíndola, responsável pelo despacho de arquivamento. A representação, feita ao procurador-geral da República, apresentava três condutas que não caracterizam nenhum crime, sem provas ou indícios de qualquer irregularidade, afirma o MPF.

Diante dos fatos, o Ministério Público Federal pede a condenação de Marcelo Xavier, por duas vezes, pelo crime de denunciação caluniosa, previsto no artigo 339 do Código Penal, com pena de prisão de dois a oito anos e multa.

A ação penal do MPF inclui ainda o pedido de condenação do presidente da Funai à reparação dos danos morais causados às vítimas e à sociedade, com o pagamento de indenização de R$ 100 mil, além da perda da função pública. A ação penal apresentada pelo órgão contra Marcelo Xavier tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas, sob o n. 1015542-10.2022.4.01.3200.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp