Política

Presidente do PL sai em defesa de Bolsonaro após suspeita de fraude em cartão de vacinação contra Covid

Reprodução/YouTube
O ex-presidente é um dos alvos de uma operação da PF que investiga as adulterações  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 09h50


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, utilizou suas redes sociais para sair em defesa de Jair Bolsonaro, alvo da operação da Polícia Federal (PF) por supostas inserções de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

De acordo com Costa Neto, Bolsonaro, que é presidente de honra do partido, é uma “pessoa íntegra”, que procurava “sempre seguir a lei”, e que acredita que “ficará provado que Bolsonaro não cometeu ilegalidades”.

Na Operação Venire, a PF investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandatos de busca e apreensão e seis de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro. Entre os presos está o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.

De acordo com a PF, a irregularidade ocorreu entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. A suspeita é de que o próprio Bolsonaro e a sua filha mais nova, Laura, 12 anos, teriam se beneficiado do esquema.

A operação ocorre dentro do inquérito que apura a atuação das chamar “milícias digitais”, em tramitação no Supremo Tribunal Federal. Em tese, os casos investigados se enquadram nos crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp