Política

Rui Costa pode se reunir com deputados para debater projetos da Embasa

Joá Souza/BNews
Encontro com parlamentares da base para tratar de matérias sobre a Embasa teria sido sugerido pelo líder do governo, Rosemberg Pinto  |   Bnews - Divulgação Joá Souza/BNews

Publicado em 17/02/2022, às 18h17 - Atualizado às 18h28   Victor Pinto e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Após as propostas enfrentarem forte resistência na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), inclusive de deputados da base governista, o governador Rui Costa (PT) pode se reunir com parlamentares para tratar dos projetos de lei sobre a Embasa enviados à Casa pelo governo.

De acordo com o presidente do Legislativo estadual, Adolfo Menezes (PSD), a sugestão foi feita ao governador pelo vice-líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT).

"Rosemberg sugeriu que ele (Rui Costa) chamasse os deputados pra explicar que é apenas uma adequação para tentar tornar competitiva a Embasa, e outros entendendo, inclusive a base do governo, deputados que se posicionaram contra no plenário, como se fosse uma privatização. Não é isso. Mas é natural que haja polêmica nesse projeto", disse Menezes em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (17). 

O Projeto de Lei Complementar 143/2021 e o Projeto de Lei 24.362/2021, que promovem adequações da empresa de águas ao marco legal do saneamento, seriam apreciados ontem (16) pelos deputados estaduais.

Sem consenso, no entanto, a votação foi adiada por falta de quórum. A sessão foi marcada por críticas de parlamentares da oposição e também da base de apoio da gestão estadual às propostas, tidas como um pontapé inicial para a abertura de capital da Embasa.

Na mais contundente delas, o deputado Marcelino Galo (PT) defendeu que a empresa pública é um "patrimônio do povo" e, por isso, não pode ser privatizada.

"Nós precisamos ter paciência. Não podemos entrar nessa história que é pra ajustar a empresa baiana de saneamento a esse novo marco regulatório, que ela não vai quebrar coisa nenhuma. Empresa pública não quebra. Empresa pública é um patrimônio do povo [...] A Embasa não pertence a um governo que dura quatro anos", disparou.

"Por isso que nós estamos aqui pra dizer que nós não concordamos com esse projeto. Não só com um, com os dois projetos", acrescentou o parlamentar petista, ao defender que não houve tempo para que os projetos pudessem ser analisados o suficiente.

Após o impasse na votação das propostas, o deputado Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição, declarou que o governo estadual que "privatizar a Embasa às escondidas".

"O governo parece estar com vergonha de dizer que está privatizando a Embasa, porque eles sempre foram contra e agora querem fazer tudo nas entocas", provocou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp