Política

Rui Costa trava embate com Janja; saiba motivo

José Cruz/Agência Brasil
O ministro já tem um “histórico difícil com colegas do governo  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/04/2023, às 10h14 - Atualizado às 10h24


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, não vem gerando atrito apenas com os seus colegas de governo. O mais novo “alvo” do ex-governador da Bahia passou a ser a primeira-dama, Janja. É o que diz a coluna da jornalista Carla Araújo, no portal UOL.

De acordo com a publicação, internamente, a primeira-dama vem se queixando do ministro por alguns episódios. Um deles o da tentativa de Janja não conseguido formalizar a estrutura do Gabinete de Assuntos Estratégicos em Políticas Públicas, cargo não remunerado que ela pretende criar para auxiliar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Janja vem trabalhando em uma sala no Palácio do Planalto perto do gabinete de Lula. No entanto, a ainda não formalização do seu gabinete vem atrapalhando o desenvolvimento de políticas públicas. Para sair de fato do papel, está faltando o aval de Rui Costa.

Outro desgaste entre os dois ocorreu após a Casa Civil ter barrado a compra de alguns móveis escolhidos pela primeira-dama para compor o Palácio da Alvorada.  Entre os itens está uma mesa avaliada em R$ 200 mil, o que foi negado pelo ministro.

A justificativa dada por integrantes da Casa Civil para este e outros móveis foram que os altos valores de alguns itens poderiam causar desgaste para o governo. Já o lado da primeira-dama acredita que o motivo da negativa seria o fato de que os itens mais caros passariam a ser do acervo do Palácio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp