Política

Rui seria um dos alvos da bronca de Lula em reunião ministerial, dizem petistas; veja porquê

Ricardo Stuckert/PT
Presidente Lula (PT) realizou reunião com ministros na última terça-feira (13)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 17/03/2023, às 20h48   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil da gestão Lula (PT), Rui Costa, teria sido um dos alvos da bronca dada pelo presidente a alguns ministros durante uma reunião realizada na última terça-feira (14).

Pelo menos é o que avalia o núcleo petista do governo, conforme o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles. Segundo esses interlocutores, Rui Costa foi escolhido por Lula para ser o “capitão do time” e deveria coordenar o trabalho dos outros ministros. 

Na avaliação dessas fontes, no entanto, faltou voz de comando para impedir que auxiliares antecipassem programas de governo que não tinham o aval do Planalto.

Porém, neste mesmo encontro, Lula disse aos ministros presentes que os projetos só devem ser revelados depois de um acordo com o Palácio do Planalto e pelo Ministério da Casa Civil.

"É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil. Que é quem consegue fazer que a proposta seja do governo. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo", afirmou Lula, na ocasião.

Apesar da bronca - que também teve como alvo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França -, o trabalho de Rui Costa é bem avaliado no PT. Lideranças do partido afirmam que o ministro é um político experiente, mas que ainda está se acostumando às tarefas da Casa Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp