Política

Saiba como as gafes de Janja irritaram o entorno de Lula

Ricardo Stuckert/ PR
A primeira-dama se envolveu em polêmicas durante eventos paralelos ao encontro do G20  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/ PR

Publicado em 18/11/2024, às 09h16 - Atualizado às 09h19   Cadastrado por Daniel Serrano



As gafes da primeira-dama Janja durante a programação social do G20 causaram desconforto no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada pela coluna de Malu Gaspar, no Globo.

O principal incômodo não foi a repercussão internacional do polêmico “fuck you, Elon Musk”, que, apesar de ter potencial para gerar problemas diplomáticos, foi tratado como algo contornável. A maior frustração no Palácio do Planalto foi o fato de os episódios envolvendo Janja terem ofuscado o encerramento do evento. O governo esperava que as manchetes destacassem o legado da presidência brasileira no G20.

Interlocutores de Lula explicaram que a programação paralela ao G20 foi pensada para reforçar o discurso do presidente sobre combate à fome e à desigualdade. Contudo, no mesmo dia em que movimentos sociais entregaram uma carta com propostas aos chefes de Estado reunidos no Rio de Janeiro, as manchetes focaram nas polêmicas de Janja.

Para amenizar, Lula tentou minimizar os xingamentos da esposa a Musk, afirmando: “Não temos que xingar ninguém”. A fala, feita durante o Festival Aliança Global, surpreendeu assessores, pois foi a primeira vez que Lula fez um reparo público à primeira-dama.

As polêmicas começaram na sexta-feira (15), quando, em um painel, Janja respondeu a alguém da plateia que chamou o festival de música do evento de “Janjapalooza”. Pelo microfone, retrucou: “Não, filha, é Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?”.

No sábado (16), durante um painel sobre desinformação, Janja, que estava na plateia, pediu o microfone para xingar Musk, futuro secretário do governo de Donald Trump. Ainda no mesmo dia, referiu-se ao homem-bomba do atentado contra o STF, que morreu no episódio, como “bestão”.

Essas situações acabaram ofuscando os temas centrais do evento, frustrando parte da equipe presidencial.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp