Política

Saiba o porquê Lula está hospedado em hotel em Brasília e não em residência oficial para o presidente eleito

Ichiro Guerra/PR
Atualmente, a Granja do Torto é ocupada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes  |   Bnews - Divulgação Ichiro Guerra/PR

Publicado em 14/12/2022, às 09h32 - Atualizado às 09h33   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República eleito, Lula (PT), tem se hospedado em um hotel em Brasília durante sua estadia na capital federal enquanto dura o período de transição de governo. No entanto, há uma residência oficial para o presidente eleito fique abrigado até asssumir o mandato: a Granja do Torto. 

Em meio às manifestações contrárias a sua vitória nas urnas, que já duram mais de 40 dias, o petista optou por abrir mão do benefício da moradia, de acordo com a CNN Brasil. 

Historicamente, a Granja do Torto costuma ser cedida ao presidente eleito até a cerimônia de posse, em janeiro. Apesar disso, até então, o local serve de moradia para o ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes. 

Bolsonaro, inclusive, ficou hospedado com a sua família no local em 2018, no período da transição entre seu governo e o do seu antecessor, Michel Temer (MDB). 

Faltando 15 dias para a posse, a equipe do presidente eleito ainda não solicitou a residência ao atual governo. Em entrevista ao Central da Transição, da Globo News, na terça-feira (13), o governador da Bahia e futuro ministro da Casa CivilRui Costa, explicou se a equipe pretende judicializar o caso em relação à mudança de Lula. 

"Eu estou sempre com um espírito de pacificação, de paz. Estou sempre para reproduzir a verdade dos fatos, a recepcção do ministro Ciro Nogueira foi muito boa, que inclusive está fazendo a transição, me mostrou os espaços já sendo esvaziados, em processo de mudança. Acredito que nos próximos dias tenhamos uma das três residências na qual a gente consiga iniciar esse processo de preparação", explicou Rui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp