Política

Saiba quais ministros podem cair na reforma ministerial de Lula

Montagem BNews -  Cleia Viana / Câmara dos Deputados, Agência Brasil/Fabio Rodrigues e Jefferson Rudy/Agência Brasil
Lula evita comentar sobre o assunto, mas já sinalizou que a reforma pode acontecer ainda este ano  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews - Cleia Viana / Câmara dos Deputados, Agência Brasil/Fabio Rodrigues e Jefferson Rudy/Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 18/12/2023, às 07h38


FacebookTwitterWhatsApp

No cenário nacional da política, os holofotes estão virados para as possíveis mudanças que o presidente Lula (PT) pode fazer com uma eventual reforma ministerial. Diante dos últimos acontecimentos, alguns nomes já são dados como certos para deixar a equipe do petista.  

De acordo com informações do O Bastidor, o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, seria o primeira da lista. Recentemente, o ministro do União Brasil se envolveu em diversos escândalos com desvio de verbas e emendas para beneficiar propriedades particulares, o que teria deixado insustentável a sua permanência na equipe.

O segundo da lista seria o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A suposta falta de alinhamento da estatal com o governo Lula seria a maior insatisfação dos aliados do petista. Diante disso, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), seria o principal articulador para mudanças na estatal. 

Recentemente, Rui teria colocado Jean na parede para explicar por que não baixa os preços dos combustíveis e também já teria sinalizado o nome do baiano Marcus Cavalcanti para assumir a estatal.

Aliás, nos bastidores também alguns petistas 'torcem' pela saída de Rui Costa da Casa Civil. No entanto, o presidente Lula reforça a confiança no baiano, o que seria o principal entrave para que o ex-governador deixe a pasta mais importante do Governo Federal. 

Ainda de acordo com o Bastidor, o ministro da Defesa, José Múcio, pode assumir uma embaixada no exterior. Já os ministros Marcio Macedo (Secretaria-Geral) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), podem deixar os cargos para concorrer nas eleições municipais.

Apesar de ser dada como certa,  as trocas na reforma ministeral serão pontuais. As mudanças podem acontecer ainda este ano. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp