Política
por Héber Araújo
Publicado em 27/10/2025, às 18h20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Brasil nesta terça-feira (28), já com um compromisso: indicar o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O político viajou para Ásia na última semana sob expectativa de que fizesse o anúncio do novo ministro antes da viagem.
Agora, o petista deverá anunciar o novo ministro da Suprema Corte até a próxima sexta-feira (31). Segundo interlocutores e lideranças petistas próximas ao presidente, Lula está “convicto” de que indicará o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
A expectativa era que, antes de embarcar para a Malásia, na última terça-feira (21), o presidente já tivesse anunciado o novo ministro. A mudança de planos ocorreu após o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se reunir com o presidente, horas antes, para defender outro nome como novo ministro do STF: Rodrigo Pacheco (PSD).
Entre os critérios principais que tem pesado na escolha do presidente estão lealdade a atual gestão federal e a confiança do político, aspectos que tem pesado a balança a favor de Messias. Outro ponto também apresentado a favor do advogado-geral, é o fato de que ele é evangélico, caracteristica que pode aproximar Lula desse eleitorado.
O senador Rodrigo Pacheco, por sua vez, já apontou querer se reunir com o presidente da República antes da indicação, na esperança de reverter a decisão de Lula sobre Messias. Além disso, movimentos sociais podem que o petista indique uma mulher ou uma pessoa negra para o posto.
Classificação Indicativa: Livre
Baita desconto
Qualidade Stanley
Cupom de lançamento
Imperdível
Super desconto