Política

Saiba quem pode compor o secretariado no governo Jerônimo Rodrigues em 2023

Adriel Francisco/ Divulgação
Jerônimo Rodrigues (PT), tem se articulado nos bastidores junto a aliados e partidos da base para a montagem do novo secretariado  |   Bnews - Divulgação Adriel Francisco/ Divulgação

Publicado em 11/11/2022, às 15h30   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ainda não ter anunciado nenhum nome que irá compor o seu governo em 2023, o governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), tem se articulado nos bastidores junto a aliados e partidos da base para a montagem do novo secretariado.

Nesta sexta-feira (11), Jerônimo revelou o que tem travado a escolha do novo secretariado. Segundo ele, a previsão é que as escolhas sejam anunciadas apenas na primeira quinzena de dezembro. Apesar disso, garantiu que a próxima gestão terá diversidade de gênero e raças no secretariado.

“Estou aguardando o movimento do Lula para ver aqui na Bahia como espelha algumas ações em relação às secretarias. Ele está falando sobre Fome Zero, vou ter que ter uma estrutura aqui na Bahia para correr junto. Ele fala de ministério ou espaço para tratar de povos originários, eu também vou ter que ter aqui. O Minha Casa Minha Vida eu vou ter que ter uma estrutura volumosa para atender com habitação rural e urbana”, explicou.

No entanto, o BNews tem apurado ao longo da semana que muitos nomes estão sendo analisados por ele e pelo governador Rui Costa (PT). No entanto, algumas secretarias ele já garantiu que "não abre mão, de jeito nenhuma" da indicação pessoal, como é o caso da Fazenda, SAEB e outras três: a Educação, a Saúde e a Segurança Pública.

Nomes que podem permanecer no governo e são dados com certos, são o do atual secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e do titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano. 

Corre por fora, buscando espaço inédito dentro das gestões petistas, está o PSOL. O partido, que apoiou Jerônimo no segundo turno, foi fundamental para a ampliação dos votos do petista. Agora, a sigla afirmou em nota nesta sexta-feira que "até o momento, não possui posição política definida e que, qualquer especulação nesse sentido, apresenta-se como precipitada, pois será deliberada através das instâncias partidárias". O PSOL já integra o governo de transição e aguarda se terá ou não espaço na gestão em 2023.

Outro que colou na corda com Jerônimo, em Salvador, mas desde o primeiro turno, foi o vereador Henrique Carballal, que também foi apontado como postulante a um cargo em 2023.  Ele, inclusive, tem negado que irá compor o secretariado, ou um provável segundo escalão, mas o BNewsjá adiantou que, com a vitória de Jerônimo, ele cumpriria o acordo com seu suplente, Randerson Leal, para ficar com o mandato na Câmara Municipal. 

Outro partido da base aliada, o PCdoB, que atualmente comanda a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com Davidson Magalhães, pode permanecer com a pasta em 2023. A intenção de ficar no cargo partiu do próprio Davidson, segundo fontes ligadas ao partido confirmaram ao BNews. O vereador Augusto Vasconcelos, também no partido comunista, também corre por fora por uma vaga. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp