Política

Saiba quem são os deputados baianos que podem suceder Lira na Câmara

Wilson Dias / Agência Brasil
Elmar Nascimento e Antônio Brito podem colocar a Bahia no comando da 'Casa Baixa'; Marcos Pereira e Isnaldo Bulhões são outros nomes possíveis  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 09/10/2023, às 06h33 - Atualizado às 06h50


FacebookTwitterWhatsApp

Ainda faltam pouco mais de um ano para a realização da próxima eleição na Câmara dos Deputados, mas o movimento na 'Casa Baixa' em prol da sucessão segue intensa. Ao todo são quatro nomes que são apontados como favoritos para assumir a cadeira de Arthur Lira (PP), entre eles dois são baianos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os deputados baianos Elmar Nascimento (UB) e Antonio Brito (PSD) são os nomes mais fortes, mas Marcos Pereira (Republicanos) e Isnaldo Bulhões (MDB) correm por fora. Todos eles já se movimentam nos corredores da Câmara buscando apoio de outros parlamentares. Vale lembrar que Lira fica no comando da Casa até o final de 2024 e só em fevereiro de 2025 as eleições serão realizadas na 'Casa Baixa'.

Elmar Nascimento é o nome mais forte para essas eleições. Ele é o favorito do atual presidente da Câmara. O detalhe é que Elmar tem acompanhado Lira em quase todas as viagens internacionais. O baiano, inclusive, estará na próxima agenda que será realizada na Ásia entre os dias 10 e 20 de outubro.

Antonio Brito é o nome favorito da base governista na Câmara. Diversos parlamentares da 'Casa Baixa' dizem que o deputado baiano tem boa articulação em todos os grupos e seria um nome forte para o comando da Casa. Outro fato que pesa a favor de Brito é o fato dele estar mais alinhado ideologicamente ao governo Lula. Inclusive, o próprio Antonio Brito, sonhando em assumir a cadeira, já se aproximou de parlamentares oposicionistas.

Os outros dois nomes que correm por fora são os deputados Marcos Pereira e Isnaldo Bulhões. Pereira foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas é lembrado por ter se oposto a transferência de Lula (PT) para uma penitenciária paulista em 2019. Já Bulhões tem se mostrato satisfeito em ser lembrado para o pleito, mas não tem falado sobre a situação por considerar que ainda é cedo.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp